O futebol é um esporte de alta intensidade onde 22 praticantes fazem de tudo para marcar mais gols que o adversário e, infelizmente, há ocasiões em que esse esforço pode gerar lesões, contusões e uma série de problemas ortopédicos.
O futebol é o esporte mais popular do mundo, tendo praticantes de todos os continentes do planeta. Faz parte do dia a dia, da cultura e da história de muitas pessoas, tanto de praticantes como de torcedores.
Não há motivos que expliquem com certeza porque o esporte é tão querido nos quatro cantos do mundo, porém parece que todo esse amor pelo jogo fica ainda mais evidente a cada quatro anos quando acontece a Copa Do Mundo, que neste ano levou 32 seleções e milhares de fanáticos para o Qatar. Essa foi a primeira vez que uma Copa Do Mundo foi realizada em um país árabe e no meio do deserto.
Pensando nisso e no fato de que várias estrelas do esporte ficaram de fora da competição por conta de lesões, elaboramos esse texto para mostrar as principais afecções relacionadas ao futebol. Acompanhe!
Principais lesões no futebol
O esporte é caracterizado por alto desempenho corporal, intenso contato físico, movimentos curtos, rápidos e não contínuos. Essas características fazem que o futebol seja único e proporcione momentos “mágicos”, contudo elas também fazem com que lesões sejam mais corriqueiras.
Desconsiderando goleiro e árbitros, a maioria das ações dentro de um campo de futebol são realizadas por membros inferiores e isso reflete na proporção de lesões na região. estima-se que cerca de 72% das ocorrências acontecem nessa região do corpo.
Em termos gerais, o ranking de lesões relacionadas ao futebol é esse:
- Lesões causada por choque entre jogadores
- Lesões musculares
- Entorses
- Tendinites
Mas quando consideramos apenas problemas ortopédicos sérios que afetam membros inferiores, podemos classificar mais comuns:
- Lesões no joelho — Rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento colateral-tibial (LCM) e lesões de menisco;
- Lesões no tornozelo — Entorse de primeiro, segundo e terceiro grau;
- Lesões na coxa — Estiramento, contratura muscular e ruptura das fibras musculares;
- Fraturas — Ossos da perna, tornozelo e pés.
Grandes desfalques
Infelizmente tivemos alguns grandes desfalques no evento de 2022, e para lembrar quais foram eles vamos deixar aqui uma lista com os principais e suas lesões.
Lesões na coxa — Philippe Coutinho (Brasil), Karim Benzema (França), N’Golo Kanté (França) e Lo Celso (Argentina);
Lesões na panturrilha — Diogo Jota (Portugal) e Mike Maignan (França);
Lesões no tornozelo — Marco Reus (Alemanha), Timo Werner (Alemanha) e Pedro Neto (Portugal);
Lesões no joelho — Paul Pogba (França), Reece James (Inglaterra) e Guilherme Arana (Brasil).
Outro nome de peso que ficou de fora foi o senegalês Sadio Mané, que teve uma lesão na fíbula.
Quer tirar outras dúvidas sobre ortopedia, ortopedia esportiva ou agendar uma avaliação? Basta clicar aqui e entrar em contato com nossa equipe!