O que é escoliose?

o que é escoliose

Por definição, escoliose é um desvio da coluna no plano coronal (visto de frente) que pode ter várias causas, como as malformações vertebrais, até causas desconhecidas (idiopáticas). Nesse artigo você vai saber mais sobre o que é a escoliose idiopática do adolescente, uma das principais doenças que afetam a coluna em crescimento, levando a deformidades.

Curvatura anormal da coluna

A escoliose é caracterizada por uma curvatura anormal da coluna vertebral, fazendo com que ela se curve lateralmente. O resultado é uma coluna em forma da letra “C” ou da letra “S”,  sendo pelo menos uma delas a curva principal ou estruturada.

Classificamos as curvas de uma escoliose como funcional (compensatória) ou estruturada. Em casos de curva funcional, elas surgem como forma de compensar algum outro desajuste no corpo, enquanto a escoliose estruturada é causada por deformidades ósseas geneticamente definidas.

Sinais de alerta

A escoliose idiopática do adolescente surge na adolescência (11-16 anos de idade), e seu crescimento é acelerado e mais acentuado quando ocorrem os picos de crescimento comuns da idade (estirão puberal). Ela em geral NÃO causa dores e o desconforto no paciente na maioria das vezes é estético.

Saber o que é a escoliose e quais são seus sintomas é importante para buscar tratamento o quanto antes.

Podemos notar mais facilmente a presença da escoliose ao observar a pessoa de costas. Alguns dos sinais mais notáveis são: tronco e cintura curvados para um dos lados, costelas e escápulas mais protuberantes em um dos lados do corpo e desnível dos ombros, quadris e mamilos.

Tratamento e prevenção

A abordagem de tratamento para a escoliose é, na grande maioria das vezes, conservadora. O plano pode incluir fisioterapia, com elementos como RPG (reeducação postural global) e exercícios de alongamento e fortalecimento, sendo que o uso de medicamentos como analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios raramente é utilizado.

Cirurgias na coluna são procedimentos invasivos e só são recomendadas em casos específicos. Normalmente, a recomendação da correção cirúrgica da escoliose se dá em deformidades cuja curvatura seja superior a 40º ou que estejam em franca progressão.

Assim, a melhor forma de tratar de forma satisfatória uma escoliose é através do diagnóstico preciso o mais breve possível. Por isso, ao observar qualquer um dos sinais ou sintomas descritos nesse artigo, procure atendimento. Cuide da sua saúde com a Clínica Verticali em Ribeirão Preto!