fbpx

O que você precisa saber sobre dores crônicas

As dores indicam  a presença de algum tipo de dano ao organismo, sendo um sinal de alerta importante para a preservação de nossa integridade física. Mas em alguns casos, ao invés  de ser um sinal momentâneo, a dor pode persistir  mesmo após a aparente resolução da lesão ou doença causadora.

Causas

As dores crônicas são provocadas por estímulos nervosos contínuos ou recorrentes,  mas certas condições podem fazer com que o paciente permaneça com a sensação dolorosa mesmo na ausência de uma causa física aparente, ou tenha dores em uma intensidade incompatível com a situação.

As dores crônicas podem ter uma grande diversidade de fatores causadores, e saber quais são eles é essencial para realizar o tratamento adequado. Vamos conferir as principais causas:

  • Doenças crônicas (diabetes, câncer, artrite);
  • Doenças primárias (fibromialgia, dor neuropática);
  • Traumas e lesões (ligamento rompido, hérnia de disco).

Um aspecto muito importante das dores crônicas é que elas podem ser provocadas ou intensificadas por fatores psicológicos, como estresse e ansiedade. O contrário também pode acontecer, em que essas dores provocam ou potencializam quadros de ansiedade ou depressão, por exemplo.

Dessa forma, diagnosticar e tratar dores crônicas pode ser uma tarefa complexa, demandando uma equipe multiprofissional envolvendo avaliações físicas e psicológicas.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa primária, mas abordagens multidisciplinares frequentemente são utilizadas, combinando o uso de fármacos, métodos físicos como fisioterapia e terapia ocupacional, e acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. É importante notar que em muitos casos a atenção aos fatores psicológicos é essencial para a resolução do problema.

A dor crônica é um problema sério, que vai minando a saúde emocional e psicológica do paciente, e impactando severamente sua qualidade de vida. Por isso, ao suspeitar que você sofre de dores crônicas, consulte um médico!

Agende uma consulta com a Verticali clicando aqui!