A articulação do quadril é formada pelo acetábulo e a cabeça do fêmur, estruturas cobertas de cartilagem que permitem que os movimentos sejam feitos. Doenças como osteoartrite, artrites, distúrbios circulatórios da cabeça femoral, entre outras, podem gerar lesões e comprometer os movimentos.

Lesões mais frequentes:

• Bursite Trocantérica: Inflamação da bolsa que está presente lateralmente ao fêmur em sua parte proximal, ocorre devido a um atrito de um tecido fibroso da coxa sobre o osso.
  • Tendinopatias: Inflamação ou processo degenerativo de alguns tendões em torno do quadril, o que dificulta realizar as tarefas do dia a dia.
  • Osteonecrose: Ocorrência de morte de células ósseas provocada por uma interrupção do aporte sanguíneo ao fêmur.
  • Fraturas: São mais frequentes em mulheres acima de 65 anos, tendo as quedas como principal motivo.

Tratamento para lesões no quadril:

Em alguns casos, as lesões podem ser tratadas com fisioterapia. No entanto, quando há um desgaste irreversível do quadril, pode ser necessário fazer uma artroplastia do quadril, procedimento cirúrgico que consiste na substituição da cabeça femoral e do acetábulo por uma prótese. A cirurgia melhora a qualidade de vida da pessoa, permitindo que esta realize suas atividades com poucas ou até sem limitações.

Patologias e tratamentos

Impacto (conflito) femoro acetabular

Impacto Femoro Acetabular ou conflito entre a cabeça do fêmur e a borda do acetábulo. Ocorre por uma alteração mecânica e anatômica ocasionando uma incongruência articular que ao longo do tempo, ou por movimentos repetitivos, podem levar a lesões na cartilagem e lábio acetabular, neoformação óssea no fêmur (Cam) e no acetábulo (Pincer) e posteriormente artrose no quadril.

Esta doença começou a ser melhor entendida há cerca de 20 anos, e nos últimos 10 anos houve grande melhora no desenvolvimento das técnicas cirúrgicas e materiais usados nas cirurgias.

Artroplastia (prótese) total de quadril

A artrite (osteoartrose) do quadril é uma doença articular que limita atividades como caminhar ou sentar e levantar. O quadril pode ficar rígido e com limitação dos movimentos, dificultando o ato de colocar e tirar calçados e meias, sentar ou entrar no carro, entre outras atividades diárias.

Existe a opção do tratamento conservador, que pode aliviar parcialmente os sintomas, e o tratamento cirúrgico (prótese) que normalmente causa grande satisfação ao paciente.

Artrose ou Osteoartrite do Quadril

A osteoartrite do quadril, mais conhecida como artrose do quadril, é uma doença que afeta a articulação coxo femoral, ou seja, causa lesões na cabeça do fêmur e no acetábulo.

Se caracteriza por perda ou desgaste da cartilagem, com alteração da congruência articular, neoformação óssea (osteófito), dor e limitação dos movimentos.

Veja Mais
Bursite do Quadril (Trocantérica)

As bursas são pequenos sacos de conteúdo gelatinoso que estão localizados nos ombros, cotovelos, quadris, joelhos e calcâneos. Elas contêm uma pequena quantidade de fluido e situam-se entre os ossos e tecidos moles, atuando como almofadas para ajudar a reduzir o atrito. Bursite é a inflamação da bursa.

Existem duas principais bursas no quadril que podem se inflamar. Uma bursa abrange o ponto ósseo do quadril, osso chamado o grande trocanter (bursite trocantérica). A outra bursa é a do tendão do músculo iliopsoas, que se situa no lado interno (lado da virilha) do quadril. Quando esta bursa fica inflamada, a condição é também por vezes referida como bursite do quadril, mas a dor está localizada na região da virilha.

Artroscopia do Quadril

Artroscopia do quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, onde é introduzido uma mini ótica (acessório da câmera para vídeo cirurgia) que permite observar dentro da articulação através de pequenas incisões na pele. O procedimento serve tanto para diagnóstico como para tratamento de diversas doenças do quadril.

Infiltração - Viscossuplementação

A infiltração de ácido hialurônico, ou viscossuplementação é a introdução de um medicamento em forma de gel que tem a função de lubrificar a cartilagem articular, aliviar a dor e inflamação do joelho e tratar a cartilagem de forma segura e eficaz.