A articulação do quadril é formada pelo acetábulo e a cabeça do fêmur, estruturas cobertas de cartilagem que permitem que os movimentos sejam feitos. Doenças como osteoartrite, artrites, distúrbios circulatórios da cabeça femoral, entre outras, podem gerar lesões e comprometer os movimentos.

Lesões mais frequentes:

– Bursite Trocantérica: Inflamação da bolsa que está presente lateralmente ao fêmur em sua parte proximal, ocorre devido a um atrito de um tecido fibroso da coxa sobre o osso.
– Tendinopatias: Inflamação ou processo degenerativo de alguns tendões em torno do quadril, o que dificulta realizar as tarefas do dia a dia.
– Osteonecrose: Ocorrência de morte de células ósseas provocadas por uma interrupção do aporte sanguíneo ao fêmur.
– Fraturas: São mais frequentes em mulheres acima de 65 anos, tendo as quedas como principal motivo.

Tratamento para lesões no quadril:

Em alguns casos, as lesões podem ser tratadas com a fisioterapia. No entanto, quando há um desgaste irreversível do quadril, pode ser necessário fazer uma artroplastia do quadril, procedimento cirúrgico que consiste na substituição da cabeça fermoral e do acetábulo por uma prótese. A cirurgia melhora a qualidade de vida da pessoa, permitindo que esta realize suas atividades com poucas ou até sem limitações.

Patologias e tratamentos

Impacto (conflito) femoro acetabular

Impacto Femoro Acetabular ou conflito entre a cabeça do fêmur e a borda do acetábulo, isso ocorre por uma alteração mecânica e anatômica ocasionando uma incongruência articular que ao longo do tempo ou por movimentos repetitivos podem levar a lesões na cartilagem e lábio acetabular, neoformação óssea no fêmur (Cam) e no acetábulo (Pincer) e posteriormente artrose no quadril.

Esta doença começou a ser melhor entendida há cerca de 20 anos, e nos últimos 10 anos houve grande melhora no desenvolvimento das técnicas cirúrgicas e materiais usados nas cirurgias.

Artroplastia (prótese) total de quadril

A artrite (osteoartrose) do quadril é uma doença articular que limita atividades como caminhar ou sentar e levantar. O quadril pode ficar rígido e com limitação dos movimentos, dificultando o ato de colocar e tirar calçados e meias, sentar ou entrar no carro, entre outras atividades diárias.

Existe a opção do tratamento conservador, que pode aliviar parcialmente os sintomas, e o tratamento cirurgico (prótese) que normalmente causa grande satisfação ao paciente.

Artrose ou Osteoartrite do Quadril

A osteoartrite do quadril ou mais conhecida como artrose do quadril é uma doença que afeta a articulação coxo femoral, ou seja, causa lesões na cabeça do fêmur e no acetábulo.

Se caracteriza por perda ou desgaste da cartilagem, com alteração da congruência articular, neoformação óssea (osteófito), dor e limitação dos movimentos.

Veja Mais
Bursite do Quadril (Trocantérica)

As bursas são pequenos sacos de conteúdo gelatinoso que estão localizados nos ombros, cotovelos, quadris, joelhos e calcâneos. Eles contêm uma pequena quantidade de fluido e situam-se entre os ossos e tecidos moles, atuando como almofadas para ajudar a reduzir o atrito. Bursite é a inflamação da bursa.

Existem duas principais bursas no quadril que podem se inflamar. Uma bursa abrange o ponto ósseo do quadril osso chamado o grande trocanter (bursite trocantérica). A outra bursa é a do tendão do musculo iliopsoas, que se situa no lado interno (lado da virilha) do quadril. Quando esta bursa fica inflamada, a condição é também por vezes referida como bursite do quadril, mas a dor está localizada na região da virilha.

Artroscopia do Quadril

Artroscopia do quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, onde é introduzido uma mini ótica (acessório da câmera para vídeo cirurgia) que permite observar dentro da articulação através de pequenas incisões na pele. O procedimento serve tanto para diagnóstico como para tratamento de diversas doenças do quadril.

Infiltração - Viscossuplementação

A infiltração de ácido hialurônico ou viscossuplementação é a introdução de um medicamento em forma de gel que tem a função de lubrificar a cartilagem articular, aliviar a dor e inflamação do quadril e tratar a cartilagem de forma segura e eficaz.

Veja Mais

Mais informações, acesse aqui.