fbpx

Ligamento Cruzado Anterior: o que é e como evitar lesões

ligamento cruzado anterior

Você sabe o que é ligamento cruzado anterior? Vou te explicar! Os ligamentos cruzados são dois: anterior e posterior, e recebem esse nome pois se cruzam, formando um X.

Estes encontram-se no interior da articulação do joelho e controlam o movimento do joelho para frente e para trás, além de participarem na limitação de alguns movimentos rotacionais.

Portanto, a ruptura do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho, e quando ocorre, os pacientes relatam um ressalto sentido no joelho, a sensação de que saiu do lugar. 

Contudo, muitas vezes, os pacientes sentem um estalido e, após a lesão, passam a sentir os falseios e perdem a confiança no joelho. 

Além disso, com episódios repetidos de instabilidade, podem ocorrer lesões nos meniscos e cartilagens no decorrer do tempo.

Bem como, atletas de esportes de alta intensidade como futebol e handebol são propensos a LCA, como ocorreu com o jogador de futebol Ganso, quando atuava no Santos. 

Entretanto, evidencia-se que, praticando os mesmos esportes, mulheres apresentam de 4 a 8 vezes mais lesões do LCA que homens.

Então, vamos entender mais sobre as lesões do ligamento cruzado anterior!

Principais lesões

As lesões são classificadas conforme uma escala de gravidade:

  1. 1° grau: em um estiramento de grau 1, o ligamento é levemente danificado, mantendo a articulação do joelho estável.
  2. 2° grau: em um estiramento de grau 2, o ligamento é rompido parcialmente
  3. 3° grau: neste tipo de estiramento, ocorre a ruptura total do ligamento, que é separado em dois pedaços.

Porém, as rupturas parciais do ligamento cruzado anterior são menos comuns. Na maioria dos casos de LCA ocorre a ruptura total.
Entenda mais sobre lesões no joelho lendo este artigo.

Tratamentos de lesão do ligamento cruzado anterior

O tratamento ideal é acompanhado pelo médico de acordo com o grau de instabilidade do joelho. São estes:

  1. Tratamento Conservador;
  2. Tratamento Cirúrgico.

Para lesões parciais, que não apresentam instabilidade no joelho nas atividades diárias, ou em pessoas que não realizam esportes e trabalhos pesados, indica-se inicialmente um tratamento conservador, que consiste em reabilitação supervisionada. 

Neste cuidado, prioriza-se o ganho da amplitude do movimento, seguido de fortalecimento da musculatura dos membros inferiores.

Os tratamentos cirúrgicos consistem na reconstrução de ligamentos, que muito raramente  cicatrizam sem a realização da cirurgia. 

Desta forma, o médico substituirá o ligamento rompido por um enxerto, que sofrerá um processo de remodelação e “ligamentização”.

Reabilitação

Primeiramente, a reabilitação fisioterápica é essencial tanto nos casos tratados conservadoramente como nos cirúrgicos. 

Entretanto, o ideal é começar antes mesmo da cirurgia e é ainda mais importante após, para proteger o novo ligamento. Em sua fase final, a reabilitação é dirigida ao retorno funcional.

Como prevenir a lesão do ligamento cruzado anterior

Lesões como a LCA são prevenidas por medidas como:

  1. Exercícios que condicionam força e treinamento neuromuscular;
  2. Treinamento para evitar movimentos em valgo;
  3. Para atletas, existe o protocolo FIFA 11+, que são 15 exercícios elaborados para prevenção de lesão dos ligamentos, com foco nos atletas de futebol. Atualmente, é utilizado nas categorias de base dos clubes.

Quer tirar outras dúvidas sobre ortopedia, lesões esportivas ou agendar uma avaliação? Entre em contato com a nossa equipe!