fbpx

O que é artrite e quais são os tratamentos indicados?

O que é?

Temos diversos tipos de artrites. Artrite significa inflamação articular e pode ter várias causas. A artrite reumatóide é uma das muitas artrites. Há artrite reumatóide, artrite psoriásica, osteoartrite primária ou idiopática (artrose), artrite séptica, artrite lúpica, artrite gotosa, e várias outras.

Sintomas

Os principais sinais da doença são inchaços, dores, aumento da temperatura na região e vermelhidão provocadas pela inflamação. Esses sintomas se manifestam geralmente em punhos, mãos, tornozelos, cotovelos,  pés e joelhos. Na osteoartrite primária ou idiopática, do tipo degenerativa é muito comum em idosos, não observamos muitos sinais inflamatórios, como calor ou rubor. São alterações crônicas, que lentamente vão causando dores, redução da mobilidade articular e eventualmente deformidades.

Além desses sintomas gerais, a doença também causa rigidez matinal, fadiga e a destruição da cartilagem articular.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito a partir da constatação de pelo menos 4 de uma série de elementos ao decorrer de um período de 6 semanas. Alguns desses elementos são: artrite em 3 ou mais regiões articulares, artrite simétrica (aparição da mesma condição nos dois punhos, ou nos joelhos simultaneamente, por exemplo), nódulos reumatoides, constatação do Fator Reumatóide no sangue do paciente, alteração radiográfica nas mãos, punhos e rigidez nas articulações no período da manhã. Esses são sinais de artrite reumatóide!

Portanto, é essencial se atentar aos sintomas para buscar ajuda médica e iniciar o tratamento o mais rápido possível para que as consequências da doença sejam minimizadas  e possibilite uma recuperação rápida. 

Tratamento

O tratamento é essencialmente baseado em medicamentos, porém pode variar conforme o grau de avanço da doença nas articulações de um paciente. Mas, além dos medicamentos indicados, é possível optar por tratamentos fisioterápicos e de terapia ocupacional. Eles irão auxiliar na reabilitação das articulações afetadas pela doença com exercícios de resistência e de força. 

Essas técnicas são um ótimo complemento para o tratamento medicamentoso e auxiliam o paciente a voltar a exercer as atividades diárias prejudicadas pela doença, ou conseguir realizar atividades sem maiores incômodos. 

Está sentindo dores, inchaço ou rigidez nas articulações? Não deixe que isso avance e te prejudique! Busque ajuda médica com um especialista imediatamente. 

Você pode entrar em contato com a Verticali para uma avaliação clicando aqui.